A Importância Da Manutenção Do Ar Condicionado

manutenção do ar condicionado

A manutenção do ar condicionado tem benefícios evidentes para a saúde das pessoas que vivem ou trabalham no imóvel onde o ar condicionado está instalado, para poupar energia elétrica e para a durabilidade do próprio equipamento de ar condicionado.

O equipamento de ar condicionado inclui filtros que retêm micro-organismos, fungos, bactérias e leveduras. Sem esse filtro, esses micro-organismos contiminam o ambiente e podem causar doenças respiratórias, algumas graves.

Os filtros dos equipamentos de ar condicionado devem ser limpos mensalmente.

Essa limpeza permite também economizar energia elétrica. A falta de limpeza impede o ar de circular livremente, causando um esforço maior na mecânica do equipamento, causando um aumento do consumo de energia elétrica.

Sem a limpeza periódica dos filtros, ocorre a acumulação de poeira nos filtros, sobreaquecimento do equipamento e uma sobrecarga na mecânica do mesmo. Esse funcionamento menos eficiente do equipamento de ar condicionado contribui para uma menor durabilidade do equipamento. A manutenção periódica do equipamento permite um funcionamento eficiente do mesmo e uma durabilidade maior.