Como Mudar Uma Lâmpada Com Segurança

mudar lâmpada

Muitas pessoas sentem medo perante a perspetiva de terem que mudar uma lâmpada fundida, porque têm medo de apanhar um choque elétrico. Sigam as nossas recomendações, para prevenir qualquer acidente, incluindo um choque elétrico.

Algumas dicas que são senso comum.

  • Faça a substituição da lâmpada durante o dia. Terá luz natural e poderá desligar o quadro elétrico para efetuar a troca da lâmpada.
  • Use um escadote. Não use uma cadeira. A estrutura da cadeira pode não ser forte o suficiente para suportar o seu peso. E se uma das pernas da cadeira partir, você pode fraturar um osso na queda. Seja prudente.
  • Não esteja descalço, quando efetuar a mudança da lâmpada. Reduz a possibilidade de circulação de corrente entre a lâmpada e a terra, reduzindo também a possibilidade de ocorrer um choque elétrico.

Procedimentos a observar:

1. Se o quadro elétrico estiver corretamente sinalizado, desligue o disjuntor relativo àquela divisão da casa ou ao circuito que inclui a lâmpada que você pretende substituir. Em caso de dúvida, desligue o fornecimento de eletricidade a todo o imóvel no quadro elétrico.

2. Se a lâmpada fundiu quando estava a ser usada, deixe a lâmpada arrefecer.

3. Deslique o interruptor que acende e desliga a lâmpada. Se tiver dúvidas sobre o posicionamento de desligado do interuptor, observe os outros interruptores de lâmpadas noutras divisões do imóvel.

4. Use um escadote. Abra o escadote corretamente. E suba e desça com prudência.

5. Para remover a lâmpada, vire a lâmpada para a esquerda e desenrosque.

6. Para inserir a lâmpada nova, vire a lâmpada para a direita e enrosque.

7. Ligue o disjuntor no quadro de eletricidade e ligue a luz no interruptor para verificar que a lâmpada está a funcionar corretamente.

Opte por uma lâmpada LED, que permite economizar eletricidade.